Coordenador : Roberto Carlos Alvim Cid
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 390108.2202.48239.23022023
Unidade/Órgão Adm.: EGQ
Departamento/Setor: GFQ
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes de baixa renda, egressos de escolas da Rede Pública de Ensino prioritariamente, e que tenham cursado o Ensino Médio ou estejam cursando no mínimo a 3a série do Ensino Médio ou similar, exercendo atividade remunerada ou não Número Estimado de Público:332
Local de atuação: Instituto de Química, 2º andar sala 210 - Campus Valonguinho - UFF
Objetivo
Proporcionar o ingresso de estudantes de nossa sociedade, menos favorecidos financeiramente, nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) possibilitando a esse setor de nossa sociedade uma disputa mais justa nos concursos vestibulares destas instituições, através de aulas que serão ministradas por alunos de graduação e de pós-graduação de Universidades do Rio de Janeiro, principalmente da UFF. Estas aulas serão das disciplinas exigidas nos concursos vestibulares. Outro foco dos coordenadores e colaboradores do projeto e enriquecer os alunos no âmbito social e humano.
Resumo
Através do presente projeto de extensão, o Diretório Acadêmico de Química e o Instituto de Química propõem-se a construir um Pré Vestibular Social com objetivo de oferecer à pessoas de baixa renda e alunos oriundos da rede pública de educação a oportunidade de suplantar os entraves causados pelas disparidades de oportunidade existentes em nosso país e poder ingressar numa IPES (Instituição Pública de Ensino Superior). Para tanto, o projeto do PVS Reação visa colaborar com a jornada do aluno colocando à sua disposição além de professores comprometidos com o projeto, uma escuta cuidadosa que se pretende atenta às necessidades do aluno em relação ao seu desenvolvimento e florescimento dentro das disciplinas. Almejamos auxilia-los na construção de um olhar crítico sobre a sociedade brasileira e seu lugar dentro da mesma, fornecendo conteúdo para os vestibulares, mas também o que é preciso na formação de alunos de pensamento autônomos e cidadãos plenos. No ano de 2020 com o estouro da pandemia do COVID-19, o PVS Reação deparou-se com a necessidade de remodelar-se para atender aos alunos que então, já tinham se candidatado ao nosso projeto, dessa forma, criamos plataformas e organizamos horários para que mesmo virtualmente os preceitos e objetivos do PVS fossem mantidos de modo a tornar o processo de ensinoaprendizagem o mais fluido possível.Neste ano de 2023 voltaremos com o formato presencial, utilizando recursos do remoto para otimizar e intensificar o preparo para os mais variados vestibulares.